top of page

Quando procurar um psicanalista?

Atualizado: 12 de fev. de 2021



A pessoa pode buscar a ajuda de um psicanalista quando sentir que não consegue se livrar dos males que a atingem psiquicamente. A dor psíquica é intensa, afeta os sentimentos, o corpo, a mente, as relações sociais, familiares e conjugais, e provoca ações e comportamentos destrutivos que a pessoa não deseja.


As causas desse quadro costumam estar escondidas no inconsciente e é necessário chegar até ele para resolvê-las. Por isso, a psicanálise é um método possível e viável de tratamento.

O nosso corpo diz algo com os sintomas, com suas restrições, repetições e seus medos. O sintoma pode ser visto como uma forma particular e inconsciente do sujeito organizar seu sofrimento.


Fazer análise é como visitar os bastidores do seu próprio destino, é se arriscar do outro lado do próprio palco. É querer entender seu mal-estar a partir de uma outra cena.


Muitas vezes estamos sufocados numa rede de problemas, de pessoas, histórias, olhares e falas, de tal forma que não conseguimos sair de um circuito repetitivo de fracassos e sofrimento. Fazer análise é participar de algo absolutamente singular num mundo impessoal e massificado e ter a possibilidade de sair de um modo de escuta congelado e absorto característico do nosso tempo.


Com carinho,


🌸Luciana Tudeia

7 visualizações0 comentário
bottom of page