O que esperar de uma sessão de Psicanálise?


Baseado no conceito da Associação Livre, nas sessões você provavelmente falará mais, sobre tudo o que desejar e sem muitas intervenções ou impedimentos.


Não há uma questão de importância. Tudo que você achar que precisa colocar na sessão é válido. Com isso, o psicanalista irá começar a entender aos poucos os principais problemas que fazem parte do seu dia a dia. Como o próprio conceito aponta, aqui ocorre a “cura pela fala”, ou seja, a psicanálise não é tão focada em exercícios ou lições de casa práticas, e sim no trabalho de reflexão que será promovido na sua mente após a exploração do inconsciente em diferentes sessões.


Através da fala vamos entendendo tudo, com uma escuta analítica muito expressiva. Assim, vamos ressignificando aquilo com o paciente. Enquanto você expressa algo pela fala, você reflete e elabora essas questões em sua mente, e o psicanalista irá intervir quando necessário. É uma construção. É como se fôssemos a tela projetiva do paciente, como se o paciente se visse através do profissional durante o processo terapêutico.


É importante apontar que, embora haja exceções, o tratamento por meio da abordagem é normalmente longo, então é uma boa ideia preparar-se para algo mais cadenciado, com pontos de grande virada durante o período das sessões.


Com carinho,


🌸Luciana Tudeia

2 visualizações0 comentário