top of page

Qual a diferença entre o Psicanalista, o Psicólogo e o Psiquiatra?

Atualizado: 12 de fev. de 2021



O psicanalista é o profissional que possui uma graduação universitária, e, além disso, se dedicou por muitos anos a uma formação específica em psicanálise. É alguém que foi analisado por um tempo bastante considerável e terá uma supervisão constante de sua prática analítica, conforme determina o tripé psicanalítico. Como regra, os grandes psicanalistas e os institutos de formação de todo o mundo concordam com este tripé:

  • Teoria: para aprender o conteúdo técnico e os conceitos essenciais da obra de cada autor (conhecimento).

  • Análise: o psicanalista precisa seguir sendo analisado por outro profissional, durante o tempo em que quiser atuar como psicanalista (autoconhecimento).

  • Supervisão: seguir as orientações e os estudos de casos com o auxílio de um psicanalista mais experiente (acompanhamento).

O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras. Dentro da abordagem em consultório, atua com a psicoterapia, psicodiagnóstico, orientação vocacional, entre outros. A psicoterapia psicológica pode ser realizada com crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias e grupos. Pode ter como objetivo o tratamento de doenças mentais e transtornos, assim como promover o autoconhecimento, estratégias para melhorar relacionamentos entre outros.


O psiquiatra é o profissional que possui formação superior em medicina e especializa-se em Psiquiatria. Procura delimitar os problemas do paciente a partir de uma perspectiva médica e os observa de um ponto de vista mais estrutural, recorrendo a conhecimentos sobre osistema nervoso e a biologia do corpo, então avalia a ocorrência de uma doença ou perturbação que geralmente, necessita de medicação ou de técnicas médicas para ser tratada. Alguns psiquiatras também oferecem psicoterapia e podem usar as técnicas das abordagens psicológicas como a Psicanálise, o Psicodrama, entre outras.


Estes profissionais se dedicam a entender o psiquismo humano de formas distintas e a tratar sintomas, mal-estares e doenças com diferentes abordagens e podem cooperar entre si para tratar um mesmo caso.


Com carinho,

🌸Luciana Tudeia

9 visualizações0 comentário
bottom of page