O que é Psicanálise?

Atualizado: 12 de fev. de 2021


A psicanálise é um campo de investigação da mente humana, com foco no seu entendimento. Ela parte do princípio de que muitos processos psíquicos são inconscientes, fazendo o indivíduo se enxergar de outra maneira. É um método desenvolvido pelo médico austríaco Sigmund Freud, no final do século 19, para tratar do sofrimento psíquico através da palavra.


Para exemplificar, pense em todas as vezes que você disse “a partir de amanhã não vou mais fazer X coisa” e se pegou repetindo o comportamento sem perceber.

Ou quando falou algo que não queria e emendou um “é brincadeira” no fim para não parecer rude. O inconsciente é responsável por isso.


Por meio da psicanálise, se busca a origem dos sintomas mentais e emocionais e dos comportamentos. Para atingir esse objetivo, é necessário vencer a resistência do indivíduo, de modo que ele entre em contato com seu inconsciente.


Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos.

Estes podem ser desagradáveis ou inaceitáveis socialmente, pois podem causar sofrimento e brigas.


Por exemplo, quando um indivíduo é vítima de um comportamento grosseiro no trabalho, ele sente raiva e vontade de retrucar ou até de agredir o outro fisicamente. Em sua mente, cria cenários fantasiosos nos quais pode responder com grosseria para compensar as emoções negativas geradas pelo ocorrido.


Porém, não é possível agir conforme deseja, pois isso acarretará diversas consequências negativas que poderão prejudicar a carreira. Mesmo assim, algum dia, ele poderá transformar a fantasia em realidade “sem querer”, motivado por desejos inconscientes.

Tudo o que está armazenado em nosso inconsciente afeta as nossas vidas. O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não está na superfície do psiquismo. Por isso, podemos entrar em conflito conosco ou com pessoas sem compreender exatamente a razão.


A psicanálise, então, busca as causas da infelicidade das pessoas nos esconderijos do inconsciente.


Por isso, a psicanálise é uma jornada pessoal, que leva diferentes pessoas a diferentes caminhos. Entretanto, ela não é uma experiência que interessa a todos e costuma ser mais eficaz para aqueles que fazem de si e de sua relação com a vida um enigma, e desejam saber mais sobre isso.


Com carinho,


🌸Luciana Tudeia

7 visualizações0 comentário